quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Relembrar para prosseguir

Antes de darmos prosseguimento às propostas feitas na reapresentação do blog, vamos relembrar alguns índices coletados até o momento.

Durante os três meses que fomos às ruas a procura de entrevistados, nos deparamos com os mais diversos personagens, em plena atividade. Foram 28 fontes, destes cinco eram especialistas, (representantes de órgãos públicos, advogados, etc) e 23 artistas. A partir desta amostragem estabelecemos alguns parâmetros de acordo com os entrevistados que conhecemos.



Quanto a nacionalidade, a maioria era brasileiro (14). Além disso, nos deparamos com alguns latino-americanos: três uruguaios, quatro chilenos e dois argentinos. Desmentindo o senso-comum de que a maioria dos artistas nas ruas de Florianópolis são estrangeiros. Destes, apesar de nascidos em outros estados ou países, 18 residem na Capital. Os demais cinco artistas eram itinerantes e estavam apenas de passagem. 

Neste período nos deparamos apenas com uma mulher trabalhando sozinha na rua, as demais mulheres com quem conversamos eram casadas, ou namoradas, e estavam amparadas pelo companheiro, totalizando três casais. Nos demais casos, eram homens desacompanhados (19).

A faixa etária média era de 18 a 50 anos, e a média salarial seria de R$ 2.013 (de acordo com o cálculo criado por nós: Valor recebido por hora x 6h de trabalho = R$/ao dia x 30 dias = salário).


Estes dados nos dão um panorama do cenário vivenciado por nós nas ruas da cidade, que pode servir de base para sinalizarmos as mudanças que ocorrerem ou não, nas nossas próximas buscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário